sábado, 26 de maio de 2012

Técnicas de Gram e Ziehl-Neelsen

     A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica.  Foi descoberta pelo físico dinamarquês Hans Christian Gram em 1884. Este cientista obteve  com a coloração realizada uma melhor visualização das bactérias em amostras de material  infectado. Verificou, no entanto, que nem todas as bactérias coravam com este método o que o levou a sugerir a possibilidade de ser usado um contrastante. Gram morreu em 1935 sem ter conseguido que fosse  reconhecida a devida importância ao seu método de coloração. Atualmente, esta técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo utilizada como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
     A técnica de coloração de Gram consiste em expor as células bacterianas à seguinte sequência:
Corante primário  violeta de cristal: cora o citoplasma de púrpura, independentemente do tipo de célula.
Mordente  solução de iodo: aumenta a afinidade entre o violeta de cristal e a célula e forma com o corante um complexo insolúvel dentro da célula.
Agente descolorante  álcool, acetona ou ambos: solvente lipídico.
Contrastante  safranina ou fucsina básica: cora o citoplasma de vermelho.  
     O que se verifica, quando se observam as diferentes bactérias sujeitas a esta coloração ao microscópio, é que estas têm um comportamento diferente face à coloração de Gram, o que permite classificá-las em:
Bactérias Gram-positivo (apresentam cor púrpura)     
Bactérias Gram-negativo (apresentam cor vermelha) 
     Estudos de microscopia eletrônica e análises bioquímicas permitiram concluir que a parede celular bacteriana é a estrutura responsável pelo diferente comportamento das bactérias à coloração de Gram.




     A coloração de Ziehl-Neelsen baseia-se na capacidade de algumas bactérias (microbacteria e actinomicetes) resistirem aos métodos comuns de coloração devido à composição altamente lipídica da parede celular. Após um processo de coloração especial a quente uma vez corada não sofre ação de descorantes fortes como solução de álcool ácido. Desta forma, a fucsina de Ziehl cora todas as bactérias de vermelho e após a descoloração com álcool – ácido somente os bacilos álcool – acido resistente (b.a.a.r) conservarão esta cor. Para facilitar a visualização cora-se o fundo com azul metileno, estabelece contraste nítido entre elementos celulares e outras bactérias (azuis) e os b.a.a.r (vermelhos).


Técnica de coloração :



1º Cobrir a lâmina com solução de Fucsina fenecida de azul

2º Com uma chama fraca sob a lâmina (de lamparina a álcool por exemplo) aquecer suavemente até a emissão de vapores, durante 5 minutos. Evitar ebulição, evaporação do corante.
3º Lavar rapidamente em água corrente.
4º Inclinar a lâmina e cotejar a solução descorante sobre o esfregaço, até que não escorra mais liquido vermelho.
5º lavar em água corrente novamente.
6º Cobrir a lâmina com solução de azul de metileno deixar agir por 40 segundos e 1 minuto.
7º lavar em água corrente e secar entre duas folhas de papel de filtro.
8º levar a microscópio para proceder a leitura.



Leitura e interpretação dos resultados:



Procede a leitura com o objetivo de imersão. Os bacilos álcool – ácido resistentes aparecem como bastonetes finos vermelhos isolados ou agrupados, encurvados e nodulados.



Técnica de confecção do esfregaço:



Fazer suspensão das bactérias – teste conforme a escala 0,5 mac Fariamil.

Fazer 2 esfregaço na mesma lâmina um de bactéria controle positivo, e outra de contraste positivo , com alça 1:1000
Corar como de rotina.



Cuidados com a amostra



Por tratar–se de material clinico potencialmente contaminado, manusear todos os testes de acordo com normas de biossegurança e utilizando equipamento de proteção individual (luvas, avental e mascara), em luxo laminar.

Referências:
Disponível em:
<http://www.prof2000.pt/users/biologia/tcolgram.htm>
<http://anscestral.blogspot.com.br/2008/02/conjunto-para-colorao-de-ziehl-neelsen.html>




Nenhum comentário:

Postar um comentário